Presidente Waldir Xavier representa CAACE em traslado de cinzas de Clóvis Bevilaqua à terra natal
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Waldir Xavier, representou a entidade durante todo o evento de traslado das cinzas do jurista cearense Clóvis Bevilaqua à cidade de Viçosa do Ceará, sua terra natal. Na oportunidade, a CAACE lançou medalha comemorativa em alusão ao evento, que marcou os 80 anos de falecimento de um dos maiores expoentes da história do direito brasileiro. A comenda foi concedida a 50 agraciados, entre autoridades, instituições e familiares do jurista.
Na última quinta-feira (25), as cinzas de Clóvis Bevilaqua percorreram, em cortejo, as sedes das principais instituições do Estado. Pela manhã, a urna fúnebre esteve na sede do TJCE, cujo prédio recebe o nome de Clóvis Bevilaqua e, de lá, seguiu para a Academia Cearense de Letras, da qual o jurista é patrono da cadeira de número 7.
À tarde, o cortejo seguiu pela sede da OAB-CE e, finalizando o trajeto, esteve no Instituto do Ceará, de onde Clóvis foi sócio-honorário.
Na sexta (26), as cinzas do jurista e de sua esposa, Amélia Bevilaqua, que também foram trasladadas para o Estado, seguiram para Viçosa do Ceará, onde, após uma homenagem aberta ao público, foram sepultadas na praça Clóvis Beviláqua.
O presidente da CAACE, Waldir Xavier, participou dos dois dias de solenidade e entregou, pessoalmente, as medalhas aos agraciados. Para ele, a vinda dos restos mortais de Clóvis Bevilaqua é um marco para a história do estado do Ceará.
“A participação da Caixa neste momento tão solene, tão importante para a história do direito me emociona e enche de orgulho. Estamos falando do maior jurista que este Brasil já conheceu, um grande catedrático que levou o nome do nosso estado não apenas para o Brasil mas para o mundo inteiro. Celebrar este momento e agraciar familiares de Clóvis Bevilaqua, autoridades e instituições que são pilares da nossa sociedade mostra o cuidado que a CAACE tem em preservar e sempre zelar pela história do Direito”, disse.
Sobre a medalha
A medalha foi cunhada no metal zinco e é banhada em bronze envelhecido. Tem 50cm de diâmetro e contém em sua parte frontal a efígie de Clóvis e Amélia. Já no verso, o brasão da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará se destaca.
O objeto foi idealizado pelo professor, historiador e biógrafo de Clóvis Bevilaqua, José Luís Araújo Lira e seu projeto foi de autoria do presidente do Instituto do Ceará, Júlio Lima Verde Campos de Oliveira.